O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro. Este dia assinala a data em que os três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, chegaram ao local onde nasceu o Menino Jesus.
Belchior (rei da Pérsia) em hebreu significa rei da luz. Gaspar (rei da India) em hebreu significa o branco. Baltazar (rei da Arábia) em hebreu significa senhor dos tesouros.
Os três reis deram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra.
Ouro é presente de rei, simboliza a riqueza interior que os Reis Magos sentiram quando viram Jesus, ouro é símbolo de sabedoria universal.
Incenso é oferenda de deuses e simboliza a fé.
Mirra é presente de profeta, simboliza a pureza e a imortalidade. (A mirra era usada para embalsamar).
Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar os presentes de Natal neste dia.
Em Portugal, a tradição é cantar as Janeiras e comer o delicioso Bolo-rei.
O Bolo-rei representa os presentes que os Reis Magos deram ao Menino Jesus. A côdea simboliza o ouro, as frutas secas e cristalizadas representam a mirra, e o aroma simboliza o incenso.
A fava também faz parte da lenda, segundo reza a história, os reis magos, tiveram durante o seu percurso uma zanga, porque todos queriam ser o primeiro a fazer as oferendas ao menino, foi então que um confeiteiro fez um bolo, colocando dentro dele uma fava, ofereceu-o aos reis dizendo que aquele a quem sai-se a fava seria o primeiro a fazer as oferendas.
O dia de reis é também dia de desmontar a Árvore de Natal e guardar a decoração de Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário