A palavra Advento é de origem latina e significa Chegada. O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Durante o advento os cristãos vivem o arrependimento, promovem a fraternidade e a paz, é tempo de preparação, alegria, e expectativa pela vinda de Jesus Cristo.
No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
A Coroa do Advento tem forma circular, não tem princípio, nem fim. Isto significa que o amor de Deus é eterno e que o nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo é sinal de elo, de união entre Deus e as pessoas.
As ramas verdes significam a cor da esperança e da vida. Tal como as ramas dos pinheiros permanecem verdes mesmo após o mais rigoroso dos invernos, também os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das adversidades da vida.
A fita e o laço vermelho que envolvem a coroa simbolizam o Amor de Deus.
As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que nascem no coração de cada um.
Cada uma das quatro velas na coroa do Advento representa uma semana que antecede o Natal. Três velas são roxas, e uma é rosa.
Há ainda quem coloque uma outra vela, de cor branca, no centro da coroa. Esta última é acesa na véspera ou no dia de Natal.
As velas são acesas na seguinte ordem: roxa, roxa, rosa, roxa, branca.
- A primeira é a Vela da Esperança, que simboliza a fé em Deus.
- A segunda é a Vela da Preparação, simboliza a preparação para receber Deus.
- A terceira vela é a Vela do Júbilo, simboliza os anjos que cantam canções de alegria sobre a vinda de Cristo.
- A quarta vela é a Vela do Amor, lembra aos cristãos que Deus os ama o tanto que enviou o seu Filho único para a Terra.
- A Vela de Cristo, a vela branca do centro, representa o Jesus Cristo.
A cada domingo até ao Natal, iremos acender uma vela da nossa coroa do advento.
Viver este ritual de Natal é importante, não só para cumprir e não deixar perder esta tradição, mas também para as nossas crianças compreenderem o seu significado e além disso cultivar nelas o verdadeiro espirito de Natal.
Não deixar que se foquem apenas no consumismo, que ao longo dos anos tem vindo a aumentar brutalmente. Eu acho, sinceramente que é um exagero a quantidade de bens materiais, que compramos nesta altura, esquecemos-nos que o que as crianças precisam, na realidade não são jogos, bonecas e montanhas de brinquedos, o que as crianças precisam é amor, atenção e muito, muito carinho.