domingo, 14 de agosto de 2016

Malaguetas


Este ano tive mais uma "produção industrial" de malaguetas no meu canteiro, tenho malaguetas para dar e vender.
Desde que tenho malaguetas no canteiro, nunca mais comprei piripiri, costumo usar as malaguetas ao natural ou então secas (também costumo seca-las e ficam ótimas).
Ao inicio não sabia bem que quantidade colocar na comida, por isso comecei por experimentar, e confesso que algumas das experiências correram mal, ficamos todos com a boca a arder... mas agora já me habituei e já sei que quantidade colocar em cada cozinhado.

Este ano à semelhança do ano passado, resolvi fazer conserva de malaguetas. 


Comecei por esterilizar os frascos onde iria colocar as malaguetas.
Podem ser frascos que já temos em casa, ou podem comprar, existe uma grande oferta no supermercado, ou até mesmo no chinês a preços muito acessíveis (eu costumo guardar tudo quanto é frasquinho, não vai nada para o lixo, tudo se recicla).


Ingredientes necessários: 
  • Malaguetas
  • óleo
  • tomilho
  • whisky
  • alho
  • sal
  •  louro




Começamos por retirar a parte verde das malaguetas, não esquecer e que é muito importante, usar luvas, as malaguetas são muito agressivas para a pele, a primeira vez que fiz conserva de malaguetas não usei luvas (não sabia)... andei uma semana com as mãos a arder, não me enganam mais... 


Depois de cortadas as malaguetas enchemos muito bem os frasquinhos já esterilizados com as malaguetas, um dente de alho, o tomilho, o louro, um pouco de sal grosso.
Os ingredientes podem variar consoante o gosto de cada um, podem juntar alecrim, grãos de pimenta ou qualquer outra erva aromática. 


Por fim fazemos uma mistura de óleo e whisky. Eu usei óleo porque dura mais que o azeite, o azeite com o tempo tem tendência para ficar rançoso.
A quantidade usada foi, mais ou menos, três partes de óleo para uma de whisky. O whisky ajuda a conservar durante mais tempo.
Eu ainda tenho conserva do ano passado e está ótima.

Encher os frascos mesmo até acima e fechar muito bem. Convém agitar de vez em quando para os sabores se misturarem.


Se tiverem malaguetas não deixem de experimentar fica muito bom...

... e claro não tem corantes, conservantes, nem aditivos com nomes esquisitos que nem sabemos pronunciar, é 100% natural, sabemos exatamente aquilo que estamos a comer.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...